Transformação Digital
A transformação digital é uma forma de mudar produtos, serviços ou processos fazendo uso de ferramentas tecnológicas visando gerar valor para os stakeholders.
Por causa do covid-19, em muitos países, a transformação digital foi muito acelerada, transformando processos e atividades manuais em meios digitalizados. Muitas empresas que antes não tinham a cultura do trabalho remoto tiveram que se adaptar ou simplesmente fechar. Comunicações empresariais que antes estavam restritas ao estabelecimento empresarial tiveram que sofrer adequações para atender remotamente seus clientes, fornecedores e funcionários. Vários comerciantes foram obrigados a inovar digitalizando seus canais de vendas. No Brasil, a legislação trabalhista evoluiu para permitir o trabalho remoto sem maiores restrições visando a manutenção do emprego.
Para que a transformação digital seja bem-sucedida é necessário que a cultura organizacional aceite e promova mudanças. Empresas que possuem forte cultura de “comando e controle” são as que mais tem dificuldades para promover a transformação digital. Normalmente, empresas com essa cultura, limitam a criatividade de seus funcionários, impedindo que se promova inovações.
Tecnologia e inovação não são mesma coisa, posso inovar sem usar qualquer tipo de tecnologia. Normalmente, alguém inova visando ser o único no mercado, beneficiar o consumidor e/ou gerar valor para os stakeholders.
A inovação pode ser feita de maneira incremental, onde pequenas melhorias são promovidas. Pode ser feita também de maneira radical, mudando, por exemplo, drasticamente a forma de produzir um produto ou prestar um serviço.
Também pode ser feita de maneira disruptiva, onde uma tecnologia, produto ou serviço é transformado ou substituído por uma solução inovadora superior. Para os clientes, isso significa ser mais acessível, simples ou conveniente (Christensen, C., 1997).


