É possível ter inteligência emocional no Brasil?
Apesar das dificuldades elencadas abaixo, penso sim ser possível ter inteligência emocional no Brasil. A seguir, discorro sobre sugestões para te ajudar na obtenção da inteligência emocional.
Como estamos em relação ao mundo?
Falar sobre inteligência emocional no Brasil é um desafio e tanto, vejamos alguns motivos:
Segundo a OMS, o Brasil ocupa o 1º lugar no ranking de ansiedade e a 8ª colocação no ranking mundial de suicídios. Já para o instituto International Stress Management Association (ISMA), o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial de Burnout, perdendo apenas para o Japão. Ainda, segundo o ranking The Mental State of the World, o Brasil ocupa o 4º lugar de países com a pior taxa de saúde mental.
Nossas belezas naturais
Nosso país é rico em belezas naturais, tropical como é, temos muita incidência solar durante o ano todo. Isso é importante e ajuda a controlar os níveis de serotonina e melatonina no cérebro. A serotonina, também conhecida como hormônio da felicidade, é fundamental no controle da depressão. Já a melatonina, geralmente influência diretamente na qualidade do sono e consequentemente na memória, pois, ao ter um bom sono, seguramente a pessoa terá boas marcas de memória.
Breves explicações sobre o sono REM (Rapid Eye Movement) e NREM (Non Rapid Eye Movement)
Basicamente, o sono REM é aquela fase do sono onde os olhos ficam se mexendo rapidamente, nessa fase a atividade cerebral é alta, é nela onde as memórias de curto prazo - também chamadas de memórias de trabalho - são consolidadas. Já no sono NREM, que é dividido em 3 estágios, a atividade cerebral e a respiração são mais tranquilas, nessas fases de sono são consolidadas as memórias de longo prazo. Sem contar que no estágio 3 do sono NREM, também conhecido como sono profundo e reparador, é nesse estágio onde as proteínas como beta-amilóide e tau são eliminadas.
Uma noite em claro aumenta a proteína beta-amilóides e provoca um pior sono. Um pior sono aumenta o acúmulo da proteína beta-amilóides, criando um ciclo ruim, prejudicando a qualidade de sono da pessoa.
Ou seja, o sono deve ser inegociável para que a pessoa tenha qualidade de vida.
Como desenvolver sua inteligência emocional?
Para que se desenvolva a inteligência emocional sugiro:
que você pratique atividades físicas;
faça meditação;
se alimente e durma bem;
tome sol;
não desperdice seu sono, ele é seu bem maior. Caso tenha dificuldades em dormir, procure a ajuda de especialistas;
tire o perfeccionismo da sua vida, ao não atingir seu nível de perfeccionismo você pode ficar frustrado e abalado emocionalmente;
entre ter razão e paz espiritual, fique com a paz espiritual;
não seja escravo de nenhum empregador, seja profissional, cumpra com seu horário e vá curtir sua vida pessoal;
não abuse no uso de bebidas alcoólicas;
não faça uso de drogas prejudiciais ao seu cérebro;
seja você mesmo e não se preocupe com o que os outros pensam de você. O mais importante é o que você pensa de si mesmo;
consuma cultura clássica (aquela que é atemporal e que deu certo), por exemplo: assista filmes clássicos, escute músicas atemporais, leia livros clássicos etc;
aprenda a dizer não;
pratique a humildade, se dedique a algo maior que você. Se possível tenha uma religião.
Espero ter contribuído com você, leitor. Forte abraço.


